LIS/LPPT Novidades

Novidades acerca do aeroporto de Lisboa.
Novas rotas, frequências e mais.

Foram atribuídos 18 slots diários a EasyJet para o horário de Inverno, que provêm das propriedades da TAP que a TAP teve de se render devido aos regulamentos da UE.
Estão a ser discutidas novas rotas, como para Birmingham e a retoma de Liverpool.

Digamos que são as notícias possíveis. Pelo menos; a Comissão Europeia terá mandado a Ryanair ter uma postura menos beligerante em tudo ou quase tudo o que se mete. Estes negócios devem fazer-se no lugar próprio, e cimentando boas relações com todas as partes envolvidas. Eu percebo a pressa da Ryanair em querer ficar com o grosso do mercado em Lisboa ou em Portugal… É que, dentro de poucos anos os comboios de alta velocidade vão “roubar” o médio curso Europeu a quase todos exceto os mercados Grego, Espanhol, Português e mais uns poucos mais distantes. É a tendência e a Ryanair terá de se adaptar como as outras. A Easyjet ganha aqui um bom bónus que agora terá de saber aproveitar… Fidelizar clientes, etc.

Tenho dúvidas sérias que o cliente LCC seja muito fiel…
Sobre os comboios para distâncias até 400- 500 km é boa ideia. Por mim até os voos de ligação eram proibidos e aos aeroportos tinham de ter ligação ferroviária.

Acabam por fazer essa fidelização, ainda que indireta… Boa parte do pax que vai em low cost é executivos em que é o empregador que lhes escolhe o voo. Se a Easyjet se tornar dominante num determinado destino… É para lá que o dinheiro vai…

Um comboio pode fazer distâncias até aos 600Km em 3 horas ou menos. Mesmo 800Km já compensa, pois há o tempo de viagem entre o centro das cidades e os aeroportos, e mesmo que tenhamos de passar controlo de segurança nas estações, é tudo tão mais rápido aí do que para apanhar um avião!.. Avião no futuro será para longas distâncias ou para mercados periféricos como o nosso.

Praticamente todos os voos que faço são comparados pela companhia, critério 1 tempo total de voo, critério 2 preço.

A companhia não quer saber…

800 km é muito puxado 600 depende da localização do aeroporto centro de cidade a centro de cidade o comboio se alta velocidade e sem grandes paragens pelo meio talvez… Exemplo Lisboa Madrid provavelmente para quem queira ir de cidade a cidade o comboio vai ser ela por ela, idealmente passa legislação a promover o comboio…

Na Europa eu já faço muita coisa em comboio e depende muito…

1 Curtiu

Uma realidade nova que começa a aparecer pelo centro da Europa são os comboios noturnos para resolver distâncias médias/longas; digamos que a noite de alojamento passamos a viajar… Partindo do princípio que lá para 2030 teremos comboios de alta velocidade de Lisboa para a Europa, eu vejo-me a fazer um comboio noturno de Lisboa a Barcelona para ir apanhar algum cruzeiro que saia de lá!.. Agora: Lisboa para Paris, ou para o centro da Europa, isso já é um bom bocado, e por isso é que para as low cost, o mercado Português é uma “mina” que não querem perder…

A Easyjet pediu slots para LPPD inverno 2022

1 Curtiu