Frota TAP - novidades 2022

O CS-TNJ também voltou a voar. Esteve em manutenção prolongada, certamente.

Estes fazem parte dos 14 que a TAP tinha encomendado? A notícia diz respeito somente ao financiamento dos aviões que é feito por esta empresa ou são mais 2 A321LR além dos 14 que tinham sido encomendados?

Com estes dois já serão 12 os A321 NEO LR na frota.

Alguém sabe dizer porque motivo a TAp deixou de utilizar o A321 Neo LR na rota OPO-EWR que operava quase diariamente e passou a utilizar o A330 duas a 3 vezes por semana?

Será que não seria uma boa aposta voltar a utilizar o A321 NEO LR no Porto… A TAP até podia tentar voar OPO-LAD com o A321 LR 3 a 4 vezes por semana… Ou precisa dos passageiros do Porto para encher o LIS-LAD? Antes da pandemia o voo LIS-LAD andava sempre bem composto, chegando a existir dois voos por dia da TAP em alguns dias da semana.

Se operassem o OPO-LAD direto seria uma nova aposta no Porto, que penso que seria pouco arriscada, uma vez que já têm voos para Luanda e serviria melhor o pessoal do Norte…
Sei que o A321LR tem limitação ao nível da quantidade de bagagem que consegue transportar, mas era que isso seria um impedimento?

Alguém sabe porque o CS-TXJ continua no PXO? Desde o dia 12 que está no PXO.

Se nao houve problema tecnico será storage ?..

Pelo que li, sofreu um birdstrike ao divergir de FNC para PXO…

Segundo consta chegaram hoje as peças e os mecânicos para efetuar a reparação. O voo para PXO hoje foi inclusive operado em A339 (CS-TUP)

Já está a voar.

Já foi ontem a Barcelona e hoje vai a Accra e S. Tomé.

Alguém sabe qual a previsão das próximas entradas / saídas de novos aviões A320, A321 Neo LR ou A330 na frota da TAP?

1º ATR a sair de frota que ja foi devolvido a Azul

CS-DJC - TP9742 Cascais - Faro - Espargos
- TP9743 Espargos - Natal - Belo Horizonte

2 Curtiram

O CS-TNJ já não se chama “Florbela Esperanca”. Foi provavelmente removido na manutenção prolongada.

1 Curtiu

Imagino que o contrato da WHITE com a azul tambem termine nessa data

Ontem uma notícia e hoje já a decisão…

Alguns destinos que estavam a ser operados em ATR passam a ser operados em E190, certamente.

Em algumas rotas podem passar de 3 voos diários em ATR para 2 voos diários em e190 e mantêm a oferta de lugares, além de os voos serem mais rápidos (especialmente os voos mais longos em ATR, como Bilbao e Valencia) e ocuparem menos slots.

Eventualmente um ou outro destino pode vir a ser deixado de operar (estou a pensar em Tangier, que costumava não ser operado no inverno)

3 Curtiram

Pelo que estive a ver dos horários da TAP para o inverno IATA 2022, só vejo o ATR a operar LIS-BIO num máximo de 3 voos por dia em alguns dias e 2 voos por dia noutros dias, além de um único voo semanal para Valencia (todos os restantes voos para Valencia, 2 a 3 por dia, estão previstos ser operados por e190 ou e195).

Se assim for, faz sentido ter uma frota de 2 ATR , só para operar uma rota que poderia ser servida duas vezes por dia com E190, em vez das 2 ou 3 vezes por dia em ATR?

Ou então há mais alguma rota para os ATR que eu não encontrei…

1 Curtiu

Apenas a título de curiosidade, na Quarta-feira estava a atravessar a auto-estrada em Bratislava e reparei que no aeroporto estava um Embraer com as cores da TAP. É muito raro ver estas cores neste aeroporto.

De acordo com este post, o avião é um E190 CS-TPY e já está pronto para entrar ao serviço:

2 Curtiram

e já temos o nome dessa aeronave CS-TPY, será CASCAIS

1 Curtiu

Também há cerca de 1 mês, mais coisa, menos coisa, vi um Embraer com pintura da azul estacionado na antiga cabeceira da pista 35 em Lisboa.

Na altura presumi que fosse ou o futuro CS-TPY ou o CS-TPX, já que os E195 não vieram da azul…

1 Curtiu

Era o CS-TAW que veio da Air Europa

Não, esse era outro… Esse eu vi quando estava a embarcar nas portas 8-13 no terminal 1. Estava todo branco e com uma matrícula de malta, acho que era 9H-BSW… Na altura até fui ver ao flight radar e essa matrícula nem constava na base de dados na altura…

O que vi agora há menos tempo era um Embraer com pintura da azul. Na altura até pensei que seria o futuro CS-TPX…
Eu vi não muito de perto, mas tenho quase 100% de certeza que era um Embraer… Embora estivesse um pouco longe acho que eu não ia confundir um A330 da Azul com um E190…

Confirmo que era Embraer com a pintura da azul. Vi-o la a 24 de setembro.