Pessoal: Desde já boa noite depois de longa ausência! Não encontro sítio próprio para esta conversa que deixo aqui e quem de direito que a mova para local apropriado, sff:
O que é que me dizem de certas notícias que andam hoje aí acerca de um possível projeto para um Airbus A390 com capacidade para 1000 passageiros e 6 motores? A Emirates precisa disso? Os Chinós? Qual a real fiabilidade disso? Ou hoje já é 1 de Abril?
Tirando a Emirates que ja manifestou interesse num super Jumbo para dar seguimento ao modelo de negocio deles com o 380, não vejo a quem mais poderá interessar.
O projecto do 380 acaboui sendo deficitario e a não ser que uma Emirates queira duplicar (digo) a sua frota de Super jumbos, não vejo como seria viavel para a Airbus avançar.
A juntar a tudo isto, como tal projecto poderá demorar a ver a luz do dia, até lá a Emirates já terá adaptado o seu modelo de negocio com 787, 350 e 777x, digo.
Neste caso, e a menos que seja apenas exercício de estilo para mostrar força no mercado, eu diria que isto tem tudo para ser destinado ao mercado interno Chinês. Simplesmente os Chinós vão precisar de algo assim quando aquele mercado monstro já não der para construir mais aeroportos, nem permitir mais rotas. A única forma de não fazer regredir a economia pelas proibições será fazer upgrade de equipamento… Nessa altura, isto deve interessar-lhes. As notícias que li sobre as autonomias do produto assentam que nem uma luva nesse mercado… Na Europa jamais isto entra, e nos atuais EUA por razões diferentes muito menos…