Novidades Star Alliance

A Lufthansa fez à Deutsche Bahn (Caminhos de Ferro Alemães) uma oferta para ser a primeira companhia não aérea do mundo a aderir a uma aliança, neste caso, claro, a Star Alliance. De acordo com os planos, será possível utilizar os lounges da Deutsche Bahn como cliente de status Star Alliance e vice-versa, bem como outros benefícios de status.

Os Alemães já perceberam o que aconteceu à Alitalia e não querem que se repita na terra deles. Resumindo e concluindo: Vai-se de comboio até ao aeroporto central apanhar o voo de longo curso e o mesmo no regresso, tudo com o mesmo bilhete e os mesmos privilégios nas lounges tanto dos aeroportos como das estações ferroviárias. Não tarda muito companhias de aviação e ferroviárias terão também participações cruzadas nos respectivos capitais sociais corporativos. É o mercado a, lentamente, adaptar-se a novas realidades…

Definitivamente, apesar de ter de se dizer que mesmo agora já existe uma forte colaboração entre a Lufthansa e a Deutsche Bahn e sob “Rail and Fly” os bilhetes de avião já podem ser utilizados com um segmento de comboio com partida de uma das 5.600 estações da Deutsche Bahn.

Mas este passo adicional significará que, mais cedo ou mais tarde, rotas como Frankfurt - Estugarda, Düsseldorf e outras (infelizmente) se tornarão obsoletas.

1 Curtiu

Frankfurt - Estugarda já por várias vezes tive o voo cancelado e deram-me um bilhete de comboio…

Nada contra… Mas as Lufthansas deste mundo vão acabar a perder clientes para LCC ponto a ponto…

1 Curtiu

Há quinze dias atrás, o meu voo Frankfurt - Stuttgart também foi cancelado a muito curto prazo, mas como era o último voo do dia (LH136) e já não havia comboios, recebi uma pernoita em Frankfurt e o primeiro voo no dia seguinte. E não se quer mesmo ficar preso em Frankfurt neste momento, as filas eram terrivelmente longas, os tempos de espera enormes e as lounges já estavam fechadas, por isso só recebi a minha re-reserva à meia-noite e estava ainda mais tarde no hotel.

E se olharmos para as estatísticas de Frankfurt - Stuttgart on Flightradar.24, cerca de 50% dos voos são actualmente cancelados a curto prazo. Não pode continuar assim…

https://www.flightradar24.com/data/flights/lh127
https://www.flightradar24.com/data/flights/lh133
https://www.flightradar24.com/data/flights/lh135
https://www.flightradar24.com/data/flights/lh137

1 Curtiu