Fotos de comida a bordo

Sempre achei muito interessante que companhias aéreas oferecem que serviço em que classe de cabine. Este é também um ponto importante na minha decisão sobre qual a companhia aérea e a rota a tomar.

Por exemplo, a Lufthansa serve comida quente em Classe Executiva na rota Munique - Porto, mas apenas comida fria para Faro.

Na Alemanha, onde vivo actualmente, a publicação das refeições a bordo é sempre muito popular, por isso também gostaria de criar uma página aqui.

O melhor é acrescentar as seguintes coisas:
Companhia aérea
Rota
Número de voo
Classe da cabina

E depois o que era exactamente e qual o seu sabor.

Bom apetite!

Então vamos começar:


TAP Air Portugal, Executiva, TP1696, FNC - LIS; Funchal - Lisboa

Esta foi uma das melhores refeições que comi no avião este ano.
Mas primeiro, a rota FNC - LIS é de 1 hora e 20 minutos, mas a aeronave naquele dia era o CS-TUK, o único A330-9 Neo na Star Alliance livery do mundo! Isso é óptimo para um voo tão curto.

Havia também uma refeição quente e completa. Isto também é muito, muito raro numa rota tão curta e não conheço nenhuma outra companhia aérea na Europa que faça isto.

No geral, fiquei muito satisfeito, o sabor foi bom. A TAP tem o seu próprio gin, que também era o topo ;).

O cartão do menu que foi distribuído dizia o seguinte:

  • Requeijao, Tomate Assado, Puré de Azeitona e Noz
  • Massa Panzerotti de Cogumelos, Abóbora, Molho de Queijo Cabra e Manjericao
  • Arroz doce, Pera e Chocolate
2 Curtiram


Lufthansa, Executive, LH1783, OPO - MUC, Porto - Munique

Voo com mais frequência com a Lufthansa. Introduziram um novo concepto para a Classe Executiva, Tasting Heimat, em Setembro de 2021. O objectivo é servir o maior número possível de pratos da Alemanha a bordo.

O menu que eu tinha neste voo foi inspirado pela cidade de Hamburgo.

Tinha o seguinte:

  • Salada de caranguejo do Mar do Norte com radicchio.
  • Frango recheado com acelga e queijo, puré de cenoura e cebola
  • Mousse de sêmola integral com gel de flor de sabugueiro, massa de cassis e esponja de iogurte

Acho engraçado como os pratos recebem sempre nomes tão exóticos nos menus, mas no final são bastante normais…

No geral, contudo, achei-o muito bom, e em termos de quantidade, absolutamente suficiente para um voo de 2 horas e 20 minutos.
Na Lufthansa há sempre chocolate e uma maçã depois.

2 Curtiram

Lufthansa, Executiva, LH1172, FRA - LIS, Frankfurt - Lisboa


Infelizmente, isso foi muito nada bom. Como já tinha comido o frango recheado nas duas vezes anteriores (o que era excelente), decidi ter a Maultasche vegetariana mais leve, também por causa da hora de partida (21:30, más graças ao atraso a comida só foi servida às 23:30).
Mas foi provavelmente a pior coisa que comi num avião nos últimos anos. Completamente sem gosto. Nem mesmo uma salgada adequada ajudou… Não foi diferente no resto da cabina. Não me apetecia comer salada de caranguejo do Mar do Norte pouco antes da meia-noite, por isso a única coisa que me restava era a sobremesa realmente boa.
É uma pena, na verdade, porque até agora tenho apreciado todos os pratos quentes do Tasting Heimat.

  • Salada de caranguejo do Mar do Norte com radicchio.
  • Maultasche (Prato tradicional alemão)
  • Bolo cheesecake com interior der framboesa

Vamos ver se o voo de regresso será melhor…

1 Curtiu

A Aegean Airlines e a Turkish Airlines também oferecem refeições quentes completas em voos de duração idêntica (exemplo Aegean ATH-LCA-ATH).

Sim, especialmente a Turkish Airlines em muitas rotas. Infelizmente, não se obtém um serviço tão bom como com a Turkish Airlines muito frequentemente.

É uma grande pena, sobretudo com a SWISS. Mesmo em voos como Zurique - Lisboa, a comida quente só está disponível em determinados horários, principalmente à hora do almoço e à noite.


LCA-ATH A3 905 26 SEP 2022 15h45
Duração do voo 1h30, excelente refeição.


LIS-ATH A3 723 23 SEP 2022 23h50
Antes do Covid-19 a sobremesa era servida, sem separado, após a refeição principal.


FNC-LIS TP1690 1 OCT 2022 5h15
Pequeno-almoço frio, mas excelente em termos de qualidade e quantidade.

Para uma duração de voo de 1:30h, esta é realmente uma das melhores refeições que já vi. Aegean consegue manter consistentemente um serviço muito bom.

Lufthansa, Executiva, LH1169, LIS - FRA, Lisboa - Frankfurt

Podem acreditar em mim, isso foi muito, muito bom.
Devido ao Websummit, o voo estava totalmente reservado e havia dez filas completas de classe executiva, o que é muito.
No entanto, as hospedeiras foram muito atenciosas e simpáticas, pelo que o serviço global foi muito bom.

Antes, como sempre, havia um serviço de aperitivos e nozes, desta vez eram cajus.

A comida era:

  • Pastrami com “Remoulade”, alcachofra, cenoura e alcaparras.
  • Sauerbraten alemão com batatas de leque, brócolos e molho de vinho
  • Mousse de iogurte-lima com compota de maçã (muito azeda) e sementes de girassol

Lufthansa, Executiva, LH376, FRA - FDH, Frankfurt - Friedrichshafen

Não há muito a dizer sobre isto. FRA-FDH é um voo curto de apenas 30 minutos, voado exclusivamente pelo CRJ 900.

É por isso que a Lufthansa serve apenas um petisco aqui, mas era bom e saboroso.
Gosto muito da sobremesa (detalhada no post acima) por causa da combinação de azedo e doce.