A EasyJet acordou comprar 56 novos aviões A321neo à Airbus e substituir uma outra encomenda de 18 A320neo por outras tantas unidades de A321neo, para modernizar e aumentar a capacidade da sua frota
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A EasyJet acordou comprar 56 novos aviões A321neo à Airbus e substituir uma outra encomenda de 18 A320neo por outras tantas unidades de A321neo, para modernizar e aumentar a capacidade da sua frota
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Brutal o A32x, vai vender umas 100 vezes mais que o que originalmente a Airbus esperava…
Será que EasyJet aproveitou algumas das slots de produção de A32X para 2024-2026 que a Qatar anulou depois dos problemas com o A350 ?
O A321N é a mais recente galinha dos ovos de ouro da Airbus, apesar dos cancelamentos da Qatar as linhas dos A32X estão “aparentemente esgotadas” para os próximos 5-6 anos…
Mas a Easy está a estragular este verão (6% de voos cancelados antecipadamente no UK ?)… apesar de terem vários aviões estacionados, aparentemente foram alugar alguns A32X em wet-lease (à Finnair e à Eurowings? 8 no total ouvi dizer algures) porque está dificil de arranjar PNTs+PNCs no UK ou estrangeiros com vistos para trabalhar no UK.
Esse problema da Easy no UK parece-me temporário. Quando o UK tiver concluído os seus acordos pós Brexit com os países da UE, isso desaparece.
Os slots de A321 podem ser esses da Qatar, ou outros das transportadoras Russas que já não os podem usar à conta das sanções… De qualquer forma parece que a Easy está a querer dar o “salto” entre uma pura low cost e, digamos, qualquer coisinha mais. Natural atendendo ao desenvolvimento dos comboios de alta velocidade no centro da Europa. As companhias de aviação terão todas de ser qualquer coisinha mais…
Não sei bem que diferença de fundo o fim dos voos curtos vai trazer as LCC que não as tradicionais…
As LCC operam voos a nível europeu para distâncias variadas, ver que quase todas estão em Portugal…
Temporáriamente…Talvez… Dependerá de muita coisa…
Mas pelo menos fazer o wet-lease permite de passar por um buraco existente na legislação. O tempo ganho com isso (até chegarem os 56 A321N) permitirá adaptar a estratégia : ou mudar as bases e contratar os PNT/PNC no continente, ou tempo para recrutar mais no UK, ou um misto dos dois.
Quanto ao futuro as negociações (por enquanto) não estão a levar a bom porto, visto as noticias vindas do UK. As ultimas atitudes do governo face ao protocolo Irlandês puseram a Comissão da UE de muito mau humor… mas isso são outros 500…