Regras gerais

Este é um local civilizado para discussão pública

Por favor, trata este fórum com o mesmo respeito que tratarias um parque público.

Nós também somos um recurso comunitário compartilhado — um lugar para compartilhar informação, conhecimentos e interesses por meio de conversas contínuas.

Estas não são regras rígidas e rápidas. São diretrizes para auxiliar decisões de moreraçãp da nossa comunidade e manter este um lugar agradável e amigável para um discurso público civilizado.

Melhorar a discussão

Ajuda-nos a criar um bom lugar para troca de ideias, sempre adicionando algo construtivo à discussão.
Se não tiveres a certeza de que o teu conteúdo contribui para a conversa, pensa no que desejas dizer e tenta novamente mais tarde.

Uma maneira de melhorar a conversa é descobrir as que já estão em curso.

Passa algum tempo a navegar pelos tópicos antes de responderes ou iniciares o teu próprio e assim terás maior oportunidade de conhecer outras pessoas que compartilham os teus interesses.

Os tópicos debatidos aqui são importantes para nós, e queremos que ajas como se fossem importantes para ti também.

Sê respeitoso com os tópicos e com as pessoas que neles contribuem, mesmo que discordar de algumas coisas que são ditas. Podemos sempre concordar em discordar civilizadamente.

Sê agradável, mesmo quando discordares

Podes querer responder discordando. Isso é bom. Mas lembra-te de criticar ideias, não pessoas. Por favor, evita

  • Chamar nomes
  • Ataques ad hominem
  • Responder ao tom de um post em vez de seu conteúdo real
  • Contradição instintiva

Em vez disso, fornece insights ponderados que melhorem a conversa.

A tua participação conta

As conversas que temos aqui dão o tom para cada nova utilizador.
Ajuda-nos a influenciar o futuro desta comunidade escolhendo participar em discussões que tornam este fórum um lugar interessante para se estar — e evitando aqueles que não o fazem.

O Discourse fornece ferramentas que permitem que a comunidade identifique coletivamente as melhores (e piores) contribuições: favoritos, gostos, sinalizadores, respostas, edições, assistindo, silenciando e assim por diante. Use essas ferramentas para melhorar a tua experiência e a de todos os outros também.

Vamos deixar nossa comunidade melhor do que a encontramos.

Se vires um problema, sinaliza-o

Os moderadores têm permissões e responsabilidades acrescidas; eles são responsáveis ​​por este fórum. Mas tu também o és.
Com sua ajuda, os moderadores podem ser facilitadores da comunidade, não apenas zeladores ou polícias.

Quando vires um mau comportamento, não respondas. Responder incentiva o mau comportamento reconhecendo-o, consome a tua energia e desperdiça o tempo de todos. Apenas sinaliza. Se houver sinalizadores suficientes, a ação será tomada rapidamente, automaticamente ou por intervenção do moderador e sem tolerância.

Para mantermos a nossa comunidade, os moderadores reservam-se ao direito de remover qualquer conteúdo e qualquer conta de utilizador por qualquer motivo a qualquer momento. Os moderadores não visualizam garantidamente todas novas postagens; os moderadores e operadores do site não se responsabilizam por qualquer conteúdo postado pela comunidade.

Sê sempre civilizado(a)

Nada sabota uma conversa saudável como a grosserismo:

  • Sê civilizado(a). Não publiques nada que uma pessoa razoável consideraria ofensivo, abusivo ou discurso de ódio.
  • Mantém isto limpo. Não publiques nada obsceno ou sexualmente explícito.
  • Respeita mutuamente. Não assedies ou entristeças ninguém, não te faças passar por pessoas ou exponhas suas informações privadas.
  • Respeita o nosso fórum. Não publiques spam ou vandalizes o fórum.

Estes não são termos concretos com definições precisas — evita até mesmo a aparência de qualquer uma dessas coisas. Se não tiveres a certeza do teu conteúdo antes de postar, pergunta a ti mesmo como te sentirias se a tua postagem fosse apresentada na primeira página de um grande site de notícias.

Este é um fórum público e os mecanismos de pesquisa indexam essas discussões. Reserva conversa, links e imagens privadas para familiares e amigos.

Mantém tudo arrumado

Faz um esforço para colocar as coisas no lugar certo, para que possamos passar mais tempo a trocar ideias e menos a arrumar.
Desta forma:

  • Não inicies um tópico na categoria errada; lê as definições de categoria.
  • Não publiques a mesma coisa em vários tópicos.
  • Não postes respostas sem conteúdo.
  • Não desvies um tópico alterando-o no meio do caminho.
  • Não assines as postagens — cada postagem tem as tuas informações de perfil anexadas automaticamente.

Em vez de postares “+1” ou “Concordo”, usa o botão Gosto. Em vez de levares um tópico existente para uma direção radicalmente diferente, usa Responder como um tópico vinculado.

Posta apenas as tuas próprias coisas

Não podes postar nada digital que pertença a outra pessoa sem permissão, incluíndo descrições, links ou métodos para roubar a propriedade intelectual de alguém (software, vídeo, áudio, imagens) ou para infringir qualquer outra lei.

Powered by You

Este site é operado por ti, por uma equipa voluntária e pela comunidade.
Se tiveres mais alguma dúvida sobre sobre o funcionamento do fórum, abre um novo tópico na categoria de feedback do site e estamos cá para ajudar!
Se houver um problema crítico ou urgente que não possa ser tratado por um meta-tópico ou sinalizador, entra em contato connosco na página de contacto.

Termos de Serviço

Sim, o juridiquês é chato, mas necessário para todos estarmos protegidos, ou seja – tu e seus dados – contra pessoas hostis.
Temos Termos de Serviço que descrevem o teu (e nosso) comportamento e direitos relacionados a conteúdo, privacidade e leis.
Ao usares este serviço, concordas e aceitas cumprir os Termos e Condições.

Edit the first post in this topic to change the contents of the FAQ/Guidelines page.