TAAG – Linhas Aéreas De Angola Integra Seis Aviões Airbus A220-300 Na Sua Frota
A TAAG – Linhas Aéreas de Angola celebrou um acordo comercial com a Air Lease Corporation (ALC) para a disponibilização em regime de leasing de seis aeronaves modelo Airbus A220-300 com entregas faseadas a partir de 2023 e durante 2024, em alinhamento com as encomendas feitas pela ALC à construtura europeia, anunciou nesta segunda-feira, dia 18 de julho, a companhia aérea de bandeira angolana. Cinco dessas seis aeronaves e têm previsão de entrega entre janeiro e julho de 2023.
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Q400 para voos domesticos e aeroportos de dificil acesso, e rotas regionais de menos procura.
B737-700 são muito versáteis, tanto dão para rotas domésticas que precisam de mais capacidade, como dão para rotas “regionais”, como para vir a LIS/OPO com restrições para substituir os B77W.
B77W para medio-longo curso e rotas com necessidade de carga.
O A223 é lógico como substituto do B737-7 (B737-7 que a ser substituidos terão à volta de 17-18 anos não são assim tão velhos).
Que se passou com o B757 da TACV ? Acabou o lease ?
(se bem me lembro o B757 – que tinha uma pintura muito discutivel – era alugado à Icelandair certo?)
Bom dia,
Eram 3 os 757 com essa pintura “interessante” que estavam ao serviço da TACV/Cabo verde Airlines. Houve um desentendimento entre o estado de Cabo Verde e a dona da Icelandair e a companhia foi “re-nacionalizada”. Um desses B757 (D4-CCG) foi arrestado e até hoje está estacionado no aeroporto do Sal. Essas duas entidades já chegaram a um acordo sobre a disputa surgida e o avião deve voltar ao dono brevemente.
E com uma nova rota, também!
A partir de 8 de Novembro de 2022, a TAAG retomará a rota de Luanda para Havana, em Cuba. Será servido de quinze em quinze dias com um B777, depois aumentado para um voo por semana a partir de 1 de Dezembro.
Além disso, as frequências na nova rota para Madrid serão aumentadas de dois para três voos por semana.
Para além disso, é agora certo que o aluguer do HiFly A330 9H-HFA será continuado no Inverno.
Diz tudo na noticia, “O troço Luanda-Madrid será operado pela TAAG e o troço Madrid-Porto será operado pela companhia área Iberia” ou seja a TAAG não voltará ao Porto por enquanto.
Isso é correcto, mas a parte “Luanda-Madrid-Porto-Luanda” confundiu-me, porque então isso definitivamente não é verdade. Mas é uma verdadeira pena que a TAAG não esteja neste momento a planear com o Porto.
TAAG com maisduas novas rotas este Inverno! A partir de 9 de Novembro, haverá três voos por semana para Accra, que foi servido até 2007, e a partir de 17 de Novembro, um serviço completamente novo, também três vezes por semana, para Durban, na África do Sul.
E ainda outra nova rota! A partir de 12 de Dezembro de 2022, haverá novamente três voos por semana de Luanda para Pointe Noire, no Congo. A rota foi anteriormente servida pela TAAG até 2009, mas foi depois descontinuada.
Penso que esta é apenas uma locação a curto prazo porque o avião manterá o registo romeno.
Mas não só, de acordo com o planespotter.net, a TAAG irã assumir mais dois B737-700s.
Provavelmente, serão os dois B737-700 da antiga SonAir Angola, ou seja, D2-EWS e D2-EVW.