Quando andava nas minhas divagações entre os fóruns dos cruzeiros, descobri algumas novidades interessantes acerca do futuro da ITA (antiga Alitalia):
…E por falar nos cruzeiros… Parece que o grupo MSC em parceria com a Lufthansa querem ir tomar conta daquilo… Mas, podem vir a ter concorrência da Air France/KLM…
Acho a situação muito interessante.
Na verdade, deveria ter sido tomada uma decisão até ao final de Junho quanto a quem será atribuído o contrato. Os candidatos são:
Lufthansa com MSC
Certares (Air France/KLM)
Delta
Agora Carsten Spohr (CEO da Lufthansa) e Gianluigi Aponte (Fundador e proprietário da MSC) escreveram uma carta a Mario Draghi para acelerar o processo e pressionar a EU.
A carta deve ter tido algum efeito, porque agora é noticiado que todas as propostas serão examinadas este fim-de-semana e será tomada uma decisão. Esta decisão será então comunicada ao público na segunda ou terça-feira.
O dono da MSC é um dos homens mais poderosos de Itália… Pelo menos a empresa dele tem uma posição dominante no negócio de navegação de carga a nível mundial… E também já têm boas posições em navegação de cruzeiros, transportes públicos, ferrovia, etc…
E como podemos enganar-nos:
O Ministério das Finanças italiano acaba de anunciar que a oferta da Lufthansa e do MSC foi derrotada pelo consórcio Certares (KLM, Air France e Delta) e que, a partir de agora, estão a ser realizadas conversações exclusivas com a Certares.
…Certo… Mas, isto ainda vai dar muito que falar e fazer correr muita tinta. Itália tem um governo demitido e a prazo… Os Aponte da MSC são fervorosos da Lega, um dos partidos de direita que se prevê virem a ganhar lá as eleições… Aguardemos!..
De certeza!
E a Lufthansa tinha feito a melhor oferta em conjunto com a MSC. O ponto crucial é que a oferta da Certares declara que dois dos cinco cargos do conselho de fiscalização da ITA irão para membros do governo italiano. Foi por isso que o Ministério das Finanças decidiu a favor da Certares. Mas penso que com um governo tão incrivelmente instável como em Itália, não é uma boa ideia dar ao governo uma grande margem de manobra na ITA. Vejamos então quantas voltas e reviravoltas a história ainda vai dar.
ITA Airways planeia comprar 39 Airbus no próximo ano
(…) “ITA Airways has signed all the planned commitments for the increase of its fleet in 2023: 39 new-generation aircraft will join the fleet next year, including 9 wide-body (A330-900) and 30 narrow-body aircraft, while at the same time, the previous generation aircraft will be phased out.”
(…)