LIS/LPPT Novidades

Novidades acerca do aeroporto de Lisboa.
Novas rotas, frequências e mais.

Foram atribuídos 18 slots diários a EasyJet para o horário de Inverno, que provêm das propriedades da TAP que a TAP teve de se render devido aos regulamentos da UE.
Estão a ser discutidas novas rotas, como para Birmingham e a retoma de Liverpool.

Digamos que são as notícias possíveis. Pelo menos; a Comissão Europeia terá mandado a Ryanair ter uma postura menos beligerante em tudo ou quase tudo o que se mete. Estes negócios devem fazer-se no lugar próprio, e cimentando boas relações com todas as partes envolvidas. Eu percebo a pressa da Ryanair em querer ficar com o grosso do mercado em Lisboa ou em Portugal… É que, dentro de poucos anos os comboios de alta velocidade vão “roubar” o médio curso Europeu a quase todos exceto os mercados Grego, Espanhol, Português e mais uns poucos mais distantes. É a tendência e a Ryanair terá de se adaptar como as outras. A Easyjet ganha aqui um bom bónus que agora terá de saber aproveitar… Fidelizar clientes, etc.

Tenho dúvidas sérias que o cliente LCC seja muito fiel…
Sobre os comboios para distâncias até 400- 500 km é boa ideia. Por mim até os voos de ligação eram proibidos e aos aeroportos tinham de ter ligação ferroviária.

Acabam por fazer essa fidelização, ainda que indireta… Boa parte do pax que vai em low cost é executivos em que é o empregador que lhes escolhe o voo. Se a Easyjet se tornar dominante num determinado destino… É para lá que o dinheiro vai…

Um comboio pode fazer distâncias até aos 600Km em 3 horas ou menos. Mesmo 800Km já compensa, pois há o tempo de viagem entre o centro das cidades e os aeroportos, e mesmo que tenhamos de passar controlo de segurança nas estações, é tudo tão mais rápido aí do que para apanhar um avião!.. Avião no futuro será para longas distâncias ou para mercados periféricos como o nosso.

Praticamente todos os voos que faço são comparados pela companhia, critério 1 tempo total de voo, critério 2 preço.

A companhia não quer saber…

800 km é muito puxado 600 depende da localização do aeroporto centro de cidade a centro de cidade o comboio se alta velocidade e sem grandes paragens pelo meio talvez… Exemplo Lisboa Madrid provavelmente para quem queira ir de cidade a cidade o comboio vai ser ela por ela, idealmente passa legislação a promover o comboio…

Na Europa eu já faço muita coisa em comboio e depende muito…

1 Curtiu

Uma realidade nova que começa a aparecer pelo centro da Europa são os comboios noturnos para resolver distâncias médias/longas; digamos que a noite de alojamento passamos a viajar… Partindo do princípio que lá para 2030 teremos comboios de alta velocidade de Lisboa para a Europa, eu vejo-me a fazer um comboio noturno de Lisboa a Barcelona para ir apanhar algum cruzeiro que saia de lá!.. Agora: Lisboa para Paris, ou para o centro da Europa, isso já é um bom bocado, e por isso é que para as low cost, o mercado Português é uma “mina” que não querem perder…

A Easyjet pediu slots para LPPD inverno 2022

1 Curtiu

Nova rota para a China!

A Beijing Capital vai comecar a voar para Hangzhou apartir do 26 de agosto, uma vez por semana, sempre nos sábados.

Chegada: 0710 lcl
Partida: 1250 lcl

A Easyjet lança 13 novas rotas a partir de Lisboa e reforça as capacidades para oito destinos com os novos 18 slots diarios que ganharem da Ryanair.
Irá basear mais três Airbus A321neo em Lisboa e depois tornar-se-á a companhia aérea 2 no aeroporto de Lisboa.

Novas Rotas:
Barcelona (4x/w)
Bergamo (3x/w)
Bilbao (2x/w)
Birmingham (2x/w)
Fuerteventura (2x/w)
Grande Canária (2x/w)
Limoges (2x/w)
Marraquexe (2x/w)
Marselha (3x/w)
Tenerife-Sul (2x/w)
Toulouse (4x/w)
Valência (3x/w)
Zurique (4x/w)

Novo no inverno:
Porto Santo (2x/w)

Reforço de frequencia:
Bordéus (11x/w)
Genebra (19x/w)
Lyon (9x/w)
Madrid (20x/w)
Milao-Malpensa (14x/w)
Nantes (7x/w)
Nice (6x/w)

1 Curtiu

É bom haver mais oferta, mas não há assim novidades estrondosas a nível de rotas ou destinos

De tudo isso só Limoges é rota nova…

O resto vem melhorar a oferta para os clientes, porque são concorrência à TAP, à Ryanair e à Vueling.

Fuerteventura também será operado pela TAP este inverno…

Porto Santo é que é uma grande novidade para os portossantenses, uma vez que a TAP deixou de operar voos diretos de Lisboa para Porto Santo no inverno.

Pena que não tenho aberto mais rotas que não tivessem nenhuma companhia a operar a rota, mas também já mais ou menos de esperava…

1 Curtiu

EasyJet começará a voar três vezes por semana de Lisboa para Paris-Beauvais a partir de 01 de Novembro. Isto é muito interessante porque Beauvais é um destino completamente novo para EasyJet - e a Ryanair já voa na rota LIS-BVA uma vez por dia.

1 Curtiu

Alguém costuma acompanhar as listas de alocação de slots que vão saindo? Sabem se o que lá está se confirma? Estive a ver a mais recente lista para o Inverno IATA (link abaixo) e tem algumas companhias aéreas novas, falta saber se se vão confirmar:
https://slotsapi.nav.pt/uploads/slotsnavpt/1657210044702_SLOTSW22_ReportSlotAllocationListbyAirlineLISW22.pdf

IF (Fly Baghdad?) - 42 slots
SM Air Cairo - 42 slots
VOE Volotea - 84 slots

Por outro lado, a Wizzair (W6/W9) tem cada vez menos slots, o que reflete a diminuição de rotas que tem acontecido nos últimos meses (Dortmund, Viena, Milão e Belgrado são só alguns exemplos).

1 Curtiu

Estes são exactamente os slots que a Air Cairo precisa para um voo semanal para Hurghada ou Luxor. Considerando que a Air Cairo acrescentou recentemente muitos novos charters a Espanha, penso que isto é bastante provável.

Além disso: A Air Côte d’Ivoire quer iniciar voos de Bissau para Lisboa este ano.

3 Curtiram

E aqui temos a solução. Air Cairo vai voar Lisboa - Aswan - Hurghada uma vez por semana a partir de 23.12.22.

3 Curtiram

Easyjet no terminal 1. Vueling e Eurowings no terminal 2.

2 Curtiram

Boa tarde,

Antes de mais, perdoem-me caso seja off-topic.

Brevemente, irei viajar com a TAP para a Alemanha. Mesmo que faça o check-in em casa, posso imprimir o meu cartão de embarque fisico no aeroporto?

Cumprimentos

Sim, pode fazê-lo nos quiosques

1 Curtiu

Parece que a Volotea desistiu dos 84 slots que tinha. Ainda não vi se há mais novidades, mas por enquanto a Fly Baghdad e a Air Cairo continuam.

https://slotsapi.nav.pt/uploads/slotsnavpt/1667406592725_slots_ReportSlotAllocationListbyAirlineLISW22.pdf

A Air Cairo utilizará também os slots em Lisboa a partir deste horário de Inverno e acrescentará dois destinos em voo triângulo. Estes são Cairo e Aswan.
Routing:
Cairo - Lisboa - Assuão - Cairo
Os voos serão operados uma vez por semana, às sextas-feiras, a partir do 23DEC.

O mais excitante é que Lisboa será a única rota internacional a partir de Assuão.

1 Curtiu