Horario de inverno tap 2022/23

Sabem explicar porque razão a partir de 30 de outubro e incluindo a época natalícia e fim de ano os voos para EWR e JFK passam para A321 LR. Nova Iorque no Natal e fim de ano não têm movimento para A330 900?

A maior parte dos voos LIS-EWR neste momento estão a ser feitos por A321LR, fazendo quase sempre dois voos por dia. O mesmo acontece com LIS-BOS.

Já era algo que tinham sido adiantado que era o desejado, mesmo antes da pandemia. Mais frequência com aparelhos de menor capacidade.

Não me surpreende que no inverno também passem o LIS-JFK para A321LR.

Além disso Toronto, também será operado no inverno com A321LR (quase diário), assim como Washington…

Montréal, Belém e Natal também se manterão com A321LR, mas com menos frequências por semana

Ainda este há pouco tempo chegaram mais 2 A321LR, pelos que há que lhes dar uso. Mais vale assim do que ter aviões maiores e não dar lucro.

A questão é o que vão fazer a tanto A330 no inverno???

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Boa pergunta, a de que vão fazer com tanto 330neo no inverno. Pensei que na epoca do natal e fim de ano este destino NYC, suportava um 330 neo.

Há que ter em atenção que o horário de inverno está longe de estar fechado devido aos slots a atribuir a outra companhia.

A questão dos A330 é muito relevante.
Temos assistido no últimos dias vários voos de médio curso a ser operados com o A330, exemplos incluem Copenhaga, Milão, Paris, Geneva, Zurich, Frankfurt, etc. Deve-se muito à altura de Páscoa, mas creio que na altura do Natal por exemplo vai voltar-se a repetir. Isto, porque tenho notado na operação um défice de aviões de médio curso face às respetivas operações e que tem levado a alguns atrasos e cancelamentos.E se é verdade que vão chegar embraers, também vão sair A319 até ao final do ano.

Em relação à operação de longo curso, creio que ainda vem levar um grande refresh tendo em a questão de slots. Acredito que voos como São Paulo serão reforçados e e outros que têm sido bem sucedidos durante o inverno como Cancun, também possa levar um boost. De resto, aproveitar para fazer manutenção.

Como já por aqui foi dito: Manutenção e alinhamentos de frota será o futuro de tanto A330 no inverno. Com a perda de slots, ou o aumento de procura, algumas rotas poderão ver camião dos grandes a fazer a rota ocasionalmente… Isto, claro, se o Covidico não voltar a fazer das suas…

Mas a altura do Natal são só uma ou duas semanas…
E está previsto A321LR mas podem sempre fazer upgrade se a procura for muita.

A época de Inverno IATA são 5 meses, por isso é normal o planeamento ser feito com base nos meses normais de Inverno

Claro que sei que há manutenção a fazer, mas ainda assim são muitos aviões…

Acredito que assim que a pista de Porto Alegre tiver o aumento concluído, os A330-200 vão embora. Só o CS-TOP tem voado, agora essencialmente para Porto alegre, mas já há vários meses que os TAP Cargo CS-TON / CS-TOP estão parados.

Ainda assim são 18 A330-900. Pelo que vi na América do Norte, para os A330 ficam só as rotas de Chicago, São Francisco, Miami. Juntam-se a esses Punta Cana e Cancun na América Central, os voos para Luanda e Maputo e as rotas habituais na América do Sul.

Em suma, do que está previsto no longo curso, a operar pelos A330 são as rotas:
LIS-SFO (4x/semana)
LIS-ORD (4x/semana)
LIS-MIA (1x/dia)
LIS-CUN (5x/semana)
LIS-PUJ (3x/semana)
LIS-GRU (2x/dia)
LIS-GIG (10x/semana)
LIS-BSB (5x/semana)
LIS-CNF (6x/semana)
LIS-POA (3x/semana em A339)
LIS-SSA (5x/semana)
LIS-FOR (6x/semana)
LIS-REC (7x/semana)
LIS-MPM (3x/semana)
LIS-LAD (7x/semana)

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Ainda falta o Caracas que regressa 3 vezes por semana que provavelmente poderão vir a ser mais. Com esta operação são necessários à volta de 15 aviões tendo em conta as rotações de GRU e GIG em que o avião fica em solo meio dia. Cancun também no inverno creio que acontece o mesmo.

Também faltam os voos com origem OPO, mas que não chegam a ocupar um A339 a semana toda

Assim seriam necessários à volta de 15/16 aeronaves.
Contando com a manutenção de 2 de cada vez e mantendo 1 avião de reserva, acaba por ser adequado o número de A339.

Encontrei alguns artigos falando de um possível recomeço de Lisboa - Manaus pela TAP. Alguém sabe quão provável isto é? Creio que esta é a última rota da TAP para o Brasil que ainda não foi retomada.

https://edilenemafra.com/turismo/amazonastur-busca-retomar-rota-manaus-lisboa-e-tres-voos-diretos-da-latam/

A rota para Manaus foi abandonada em 2018 penso que foi devido á pouca procura, era rota triangular Lisboa-Belém-Manaus-Lisboa e parece-me ser muito arriscado recomeçar neste momento uma rota que já foi abandonada e também abandonaram os planos para novas rotas por causa do plano de restruturação

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Também me parece difícil o retorno a Manaus tão cedo…

Ainda para mais não conseguem operar a rota direta com o A321 Neo LR…

Só se fosse com escala em Belém, como já aconteceu, mas agora com o A321 Neo LR e fazendo algo como com o voo para Maceió, em que 3 vezes na semana é somente Lisboa - Natal - Lisboa e 2 vezes é Lisboa - Natal - Maceió - Natal - Lisboa

Ou então fazer algo mais arrojado como:
Lisboa - São Luís - Manaus - São Luís - Lisboa

Aí serviam dois novos destinos com A321 Neo LR, com um risco mais reduzido, mas a perna São Luís - Manaus ou Belém - Manaus é longa (cerca de 2h)…

Agora se a TAP recebesse uns A321 Neo XLR, aí acredito que essa rota era retomada…

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Ja começaram a cancelar voos.

Lisboa-fuerteventura deixa de operar a partir de 14 de novembro…

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