Li noutra notícia que um dos aviões que chegam agora em abril já tem a matrícula CS-TPZ, alguém sabe o segundo avião que matrícula vai ter?
Os 4 a utilizar somente durante o verão não sei se serão matriculados em Portugal…
Li noutra notícia que um dos aviões que chegam agora em abril já tem a matrícula CS-TPZ, alguém sabe o segundo avião que matrícula vai ter?
Os 4 a utilizar somente durante o verão não sei se serão matriculados em Portugal…
O 1º Embraer 190 Búlgaro já chegou no dia 5 de Abril.
Está previsto começar voos regulares para a TAP Express amanhã (11 de Abril)
Trata-se do LZ-PLO, não sei se entretanto levou algum sticker da TAP Express
Está a fazer agora mesmo o TP488, para Nice
Este E190 búlgaro está a ser operado com tripulação estrangeira em ACMI ou por tripulação PGA?
(…)
a administração da Portugália já anunciou que vai recorrer à contratação externa em regime de ACMI (Aircraft, Crew, Maintenance and Insurance), um contrato de leasing que inclui também a tripulação, a manutenção e os seguros.
(…)
O contrato envolve quatro aeronaves, com pilotos estrangeiros e tripulação de cabine da Portugália, que terá de fazer formação na Bulgária, com encargos acrescidos.
(…)
Julgava que em ACMI a tripulação comercial e técnica era da empresa locadora…
Precisamente por ter lido isso é que perguntei. Por vezes os jornais não especializados não são a fonte mais fidedigna.
Segundo o PlaneSpotters, a TAP Express receberá 5 aviões Embraer em breve.
1 deles, N241MQ (ex PR-AZB) chegou hoje (Quinta-Feira, 5 de Maio) a Lisboa com as cores da AZUL.
Avião | Registo Anterior | Companhia Anterior | Idade |
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Embraer 190 | PR-AZB | Azul | 13,4 anos |
Embraer 190 | PR-AZC | Azul | 13,4 anos |
Embraer 195 | EC-LFZ | Air Europa Express | 12 anos |
Embraer 195 | EC-LEK | Air Europa Express | 12,1 anos |
Embraer 195 | EC-LCQ | Air Europa Express | 12,8 anos |
E o suposto CS-TPZ que o planespotters tem como chegado em março de 2022, chegou mesmo?
O PlaneSpotters diz que está STORED em Alverca,
O FlightAware diz que está em Macon, Georgia, onde esta foto foi tirada em 2020:
Por curiosidade, o AirFleets diz que será o futuro CS-TPK. Esse registo era de um Embraer 145.
E já está em Lisboa mais um E190 búlgaro LZ-SOF
Os restantes dois E190 da mesma companhia também estão parados supostamente em Varsóvia, pelo que as ferramentas de tracking dizem…
O LZ-SOF, o segundo E190 búlgaro também já está a operar comercialmente para a TAP.
Sera o terceiro ?
23 May 2022 | Lisbon (LIS) | — | E190 (N242MQ) | — | 17:30 | 17:30 | — | Unknown | KML CSV Play | |||
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23 May 2022 | Reykjavik (KEF) | Lisbon (LIS) | E190 (N242MQ) | 4:08 | 02:00 | 02:12 | 07:27 | Landed 07:20 | KML CSV Play | |||
22 May 2022 | Portsmouth (PSM) | Reykjavik (KEF) | E190 (N242MQ) | 4:52 | 16:00 | 16:13 | 00:37 | Landed 01:05 | KML CSV Play | |||
20 May 2022 | San Bernardino (SBD) | Portsmouth (PSM) | E190 (N242MQ) | 4:49 | 13:00 | 15:07 | 22:56 | Landed 22:56 | KML CSV Play |
O LZ-BUR anda a voar comercialmente para a Bulgaria Air. Neste momento, creio que sobra apenas o LZ-VAR que está em terra há algum tempo
Esse seguiu para Bratislava… Será que vem depois para a PGA?
Voei nele LIS NCE no sábado passado. Nada de especial a assinalar, à parte as instruções de segurança a bordo escritas em inglês e búlgaro… Nada em português; à parte o cardápio das vendas a bordo.
Ah, um pormenor: no meu assento o encosto não se segurava, indo para trás se eu me apoiava um pouco mais (solicitei a tripulante que anotasse para reparação pronta)…
O E190 CS-TPZ já começou a voar para a Portugália/TAP no dia 1 de junho
E chama-se Guimarães.
Boas, como só recentemente voltei ao fórum,e como estou fora das evoluções durante os anos COVID, alguém me pode fazer um resumo de:
Frota PGA
E190 - 12 aeronaves em operação:
Frota própria: CS-TPO/TPP/TPQ/TPR/TPS/TTP/TPU/TPV/TPW/TPZ
Em regime de ACMI no verão: LZ-PLO/LZ-SOF (Bulgaria Air)
A integrar a frota própria brevemente: CS-TPZ/TPY (ex Azul)
E195- 4 aeronaves em operação
Frota própria: CS-TTR/TTX/TTY/TTZ
A integrar a frota brevemente: 3 E195 (supostamente vindos da Air Europa)
Supostamente esses E190 da Bulgaria Air vieram para colmatar o atraso na entrega dos E190/E195 contratados…
A frota da PGA já está a crescer, de 14 para 19 aeronaves no final deste ano.
A informação dada há algum tempo pelos responsáveis era de que iria chegar às 26 aeronaves… Mas também membro que havia uma cláusula nos acordos com os pilotos para a frota da PGA não ultrapassar as 19 aeronaves…
Qual será a opção final, isso não sei…
Quanto às opções pelo aumento da frota da PGA, em detrimento da manutenção / aumento da frota da família A320, certamente terá a ver com custos ou outras questões laborais.
Além de várias outras questões, um E195 deve operar com menos um tripulante do que um A319/320, cuja tripulação padrão na TAP é com um mínimo de 4 PNT.
Além disso as taças de descolagem e aterragem devem ser menores, por ser um avião mais leve…
Claro que se fosse possível encher sempre os aviões, estás questões não se colocariam, porque um A319 leva cerca de mais 25 Pax do que um E190… Mas nem sempre a ocupação está acima de 80%…
Alguém saberá explicar melhor do que eu estas questões…