Ora fica aqui o tópico para saber o que se passa na Azores Airlines e SATA Air Açores em termos de frota…
Dou a partida com o comentário acima … Novidades Pinturas & Frota:
Estão previstas mexidas na frota da Air Açores? Substituição ou adição de Q400 à frota?
Um dos Q400 está a ser convertido em cargueiro pelo que foi necessário adquirir outro para o substituir. É o S/N 4380 e está presentemente a ser pintado em SNN. Terá o registo CS-TSE sendo o registo anterior G-PRPL.
Adicionalmente está em wet-lease durante o verão o ATR-72-500 c/ o registo EC-KRY da companhia espanhola CanaryFly
Avião da Azores Airlines retirado da operação após “incidente” com viatura de ‘catering’
Um avião da companhia aérea SATA - Azores Airlines foi onte retirado da operação devido a um “incidente” com uma viatura de ‘catering’, anunciou hoje a empresa, que teve de “reorganizar a operação” e admite cancelar alguns voos.
De acordo com uma nota de imprensa do grupo SATA, teve lugar um “incidente com uma viatura da empresa de ‘catering’, durante a operação de abastecimento a uma aeronave, na manhã de ontem, em Ponta Delgada, que provocou a imobilização temporária da aeronave da Azores Airlines”.
Na sequência do incidente, a companhia aérea “terá que reorganizar a sua operação aérea, com a possibilidade de cancelamento de alguns dos voos previstos”.
Quanto ao voo previsto para o avião que foi retirado de operação, a empresa diz estar “a desenvolver todos os esforços para reacomodar os passageiros em ligações alternativas, com a maior brevidade possível e de acordo com a disponibilidade de lugares que se apresentarem a cada momento”.
Segundo informação a que a Lusa teve acesso, não se tratou de um embate da viatura com a aeronave, que estava imobilizada na placa, mas sim de um toque no avião por parte da plataforma hidráulica.
Quando há incidentes deste género, e por questões de segurança, os aviões têm que ser imobilizados para apurar a dimensão de eventuais danos.
Azores Airlines Recebe Primeiro Airbus A320neo Com A Marca ‘Pure’ Na Fuselagem
A Azores Airlines, companhia aérea portuguesa que integra o Grupo SATA, com sede e base operacional na Região Autónoma dos Açores, recebeu nesta terça-feira, dia 7 de novembro, o seu primeiro avião Airbus A320neo, matrícula CS-TSK, que em breve entrará ao serviço regular da empresa. O avião aterrou no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, em viagem direta de Toulouse (França), onde foi montado.
Este novo modelo de aeronave está inserido no programa de substituição gradual dos modelos Airbus A320ceo, informou a companhia aérea.
Enquanto o CS-TSK não termina a sua longa saga de certificação e já depois de começarem a aparecer imagens do novo CS-TSM, soube-se hoje que em 2025 virá um A321-XLR para a companhia.
Ao que parece a Azores Airlines / Sata Internacional sempre vai receber mais um A321XLR em 2025.
Tinha percebido que, ao ter decidido ficar com os 2 A321 não LR, que tinham abdicado do quarto A321LR, mas afinal não é assim e a Azores Airlines vai receber um A321 XLR. Assim sendo, será o primeiro operador português do A321 XLR… Será mesmo assim ou terá sido erro da fonte das notícias e é mais um A321LR?
O alcance previsto inicialmente para o A321 XLR era de 4700 milhas náuticas, o que faria sentido, porque permitiria fazer a rota para Oakland em equipamento próprio e em voo direto, mas com a diminuição do alcance máximo para 4000 milhas náuticas, já não é possível…
Por acaso já me tinha questionado a questão da substituição dos 3 A320CEO por 2 A320NEO
A Azores Airlines no verão teve a frota bem esticada com os muitos voos charters que fez para diferentes operadores para Porto Santo, Cabo verde, Marrocos, estes são os que me lembro de cabeça…
Esses voos charters devem ser rentáveis porque a SATA já há muitos anos que aposta neste tipo de negócio.
O 3o A320 ajudava muito a operar todos os voos com maior regularidade, por isso me estava a fazer alguma confusão diminuírem um A320 na frota.
Pensando no assunto, só o segundo A320NEO é que tem a pintura que atualmente é do CS-TKQ, por isso esse deve ser o primeiro a ir embora… Às tantas não fazem o phase out dos 3 A320 CEO até ao verão de 2024, até porque olhando para os horários programados para a S4, ainda há voos em agosto previstis com A320 CEO.
Diminuindo o total da frota em 1 A320, e prevendo que os A320 Neo também façam alguma voos para a América do Norte, só se a SATA não aceitar tantos contratos com operadores…
A Azores Airlines já anunciou os seguintes novos voos para este verão:
1 novo voo nonstop semanal Porto - Nova Iorque
1 novo voo nonstop semanal Porto - Boston
1 novo voo nonstop semanal Porto - Toronto
1 novo voo nonstop semanal Funchal - Boston
1 novo voo nonstop semanal Funchal - Toronto
3 novos voos por semana de Ponta Delgada para Faro
2 novos voos semanais Ponta Delgada para Milão
2 voos semanais (Retoma da rota) de Ponta Delgada para Londres
Só os voos da Madeira e Porto para a América do Norte ocupam um A321LR em 6 dias por semana.
Além disso, já anunciou o aumento de frequências a partir do Porto para os Açores, passando a operar
16 voos por semana Porto - Ponta Delgada
7 voos por semana Porto - Terceira
Há muito trabalhinho para a frota da Azores Airlines neste verão…
Estive a fazer uma análise / calendarização semanal das rotas operadas pela Azores Airlines e, para cumprir todos os voos que estão programados, a Azores Airlines precisa de um total de 10 aviões, entre os A320 e os A321, nomeadamente precisa de 5 A320…
Sabem se vão manter os 3 atuais A320 CEO até ao final do verão ou vão fazer leasing de alguns A320?
Se o verão correr bem podemos ver a S4 a adquirir mais aviões além dos 8 A320/321 Neo que estão a operar ou encomendados?
Deixo aqui a minha calendarização dos voos da Azores Airlines para o verão 2024, incluindo os voos operados por um A330-300 alugado de outra companhia.
Aí podem ver a ocupação da frota e as necessidades