Embraer 190 Air Astana aterra de emergencia em Beja

Relembro aqui este acidente grave nos céus de Portugal: Relatório avherald

Deixo aqui esta nota porque passou ontem (16 Fevereiro pelas 22:10H) no programa Mayday da National Geographic Channel o documentario sobre este acidente.

Não gostei por terem apenas culpado a manutenção da OGMA, os pilotos também erraram quando não fizeram o checklist que se faz sempre antes da descolagem, a de Flight Control Check, se a tivessem feito nem tinham decolado e não teriam transformado um avião que ainda poderia voar em lotas de coca-cola.

1 Curtiu

Concordo com o Bruno_Palma, em nenhum momento foi referido a falha na checklist dos pilotos
Eu achei o episodio para mim ficou abaixo das expectativas (talvez porque eu ja sabia o que ti ha acontecido)… alem disso, mais de metade do episodio foi gasto a descrever a trajetoria e incidencias no voo, o que deixou menos tempo de episodio para a investigação…
Achei que deram pouco enfase ao facto dos spoilers estarem correctos e os ailerons invertidos, e que os pilotos so conseguiam manobrar o aviao com inputs muito pequenos que ativassem apenas os ailerons. Porque no fim de contas pareceu que pilotaram “só” com os comandos invertidos, mas foi muito mais dificil que isso (pilotar invertido já é extremamente dificil, mas penso que percebem o que eu quero dizer)

1 Curtiu