China Eastern pára 108 aviões B737-800 depois de acidente
Apesar de afirmar que, por enquanto, não é possível “determinar se a causa do acidente está relacionada com a aeronave”, a China Eastern suspendeu a operação nestes aparelhos e não tem data prevista para o seu regresso.
A China Eastern decidiu parar todos os seus 108 aviões Boeing 737-800, numa decisão de prevenção que foi tomada depois da queda inexplicada de um aparelho deste modelo na passada segunda-feira, 21 de março, na China.
Apesar de afirmar que, por enquanto, não é possível “determinar se a causa do acidente está relacionada com a aeronave”, a companhia aérea chinesa tomou a decisão de parar a operação de todos os aparelhos deste modelo do fabricante norte-americano Boeing, a partir da manhã desta segunda-feira, 22 de março.
O jornal espanhol Hosteltur, que cita um portal informativo chinês, diz que a China Eastern não tem, por enquanto, qualquer previsão para o regresso à operação dos aviões deste modelo, o mesmo que caiu na segunda-feira, na província chinesa de Guangxi, quando realizava um voo da China Eastern Airlines Yunnan, um subsidiária da China Eastern, com 132 passageiros a bordo.
A queda do aparelho parece ser, por enquanto, inexplicável, até porque a consultora de inteligência para a aviação Cirium já veio indicar que o aparelho parecia estar a realizar um voo normal, até que sofreu um desvio de 25 graus para a esquerda e iniciou uma descida abrupta, com o nariz do avião totalmente virado para baixo.
A forma como terá acontecido o acidente do avião da China Eastern Airlines Yunnan fez soar os alertas, está porque esta não é a primeira vez que um aparelho B737 sofre um acidente aparentemente inexplicável.
Recorde-se que, em 2018, a queda inexplicada de um avião B373 Max da Lion Air provocou 189 vítimas mortais e, no ano seguinte, houve um novo acidente com um destes aparelhos da Ethiopian Airlines, que provocou mais 157 vítimas mortais.
Depois desses dois acidentes, a Boeing admitiu problemas com o novo sistema de controle de voo da aeronave, o que levou a que os aparelhos da versão Max tenham sido retirados de operação para correção do problema, regressando cerca de um ano depois dos acidentes.
Na versão 737-800, este avião é, no entanto, considerado um dos mais seguros do mundo, tendo sido contabilizados apenas 11 incidentes com os mais de sete mil aparelhos deste modelo que existem a nível global.
Na informação divulgada, a China Eastern explica que o aparelho que sofreu o acidente tinha apenas 6,8 anos, uma idade considerada baixa para um aparelho de avião, e indica que as rotas que eram operadas pelos aparelhos B737-800 vão passar a ser asseguradas por aviões A320.
A decisão da companhia aérea de suspender os voos em aviões B737-800 deve-se também ao elevado número de cancelamentos que a China Eastern registou imediatamente após o acidente, já que 82% dos passageiros da companhia aérea cancelaram os voos que tinham previstos para segunda e terça-feira.
A China Eastern é uma das maiores companhias aéreas chinesas e opera voos regionais, domésticos e internacionais, e conta com hub no Aeroporto Internacional de Shanghái-Pudong.
Este parece demasiado um atentado.
O aparelho aparentemente cai completamente a pique e parece que as asas ja se tinham separado
Mas há alguma imagem que demonstre isso das asas?
Já vi uma que mostra danos ou falta do leme, mas o que não faltarão por aí são fotos falsas.
Vi um vídeo (não deu para confirmar a sua origem, vale o que vale) em que vês o que parece um míssil (daí a teoria de estar sem asas poder encaixar nisso ou não…) em queda livre. O que dá para perceber no FR24 é que aqueles últimos segundos foram a pique…
Encontrei: https://twitter.com/aviationbrk/status/1505835466943352836
Eu vi um vídeo onde cai como se fosse um tubo, a pique… Com asas acho que nem conseguia cair assim…
Não tenho link para isso…
O Lito do Aviões e Músicas deixou algumas notas sobre as investigações:
Todas estas notas são citadas do twitter Aviões e Músicas:
O CAAC (a ANAC deles) falou que a tripulação não fez qualquer chamado nem reportou nenhuma dificuldade até o momento da perda de altitude. O CAAC não falou nada sobre falha de motor
O comandante tinha 6.709 horas de voo e o primeiro oficial 31.769. Havia um segundo oficial com 556 horas. O CAAC termina dizendo que todos tinham boas relações familiares. O 737 estava em condição aeronavegável e com a manutenção em dia, seguindo protocolos estritos.
O gravador de vozes foi recuperado e apesar da grande destruição, o módulo de memória parece estar intacto e já foi enviado para o laboratório para o download dos áudios das conversas no cockpit.
Mais de 46.000 metros quadrados já foram vasculhados em busca da segunda caixa preta. Algumas partes dos motores foram localizadas. Até o momento não conseguiram ler os dados da primeira caixa preta por danos no módulo de memória.
Um pedaço de 1,3 metros de comprimento do avião foi encontrado em uma fazenda a mais de 14 km do local de impacto. Ainda não se sabe se soltou antes ou depois do mergulho.
A China Eastern parou todos os seus 223 Boeing 737-800 para fazer um pente fino de manutenção. De acordo com a empresa, não há histórico de reparo nos “pickle forks” da aeronave acidentada.
Os 223 Boeing 737-800 é a somatória dos 108 próprios mais 115 de suas diversas subsidiárias.
O gravador de vozes teve seu chip danificado devido a violência do impacto. O chip foi enviado ao fabricante para tentativas de extrair os dados gravados.
A segunda caixa preta foi encontrada, o gravador de dados do voo. O módulo de memória aparenta estar em boas condições e já foi enviado para o laboratório para download dos dados.
Uma nova evidência do acidente foi gravada em vídeo, cerca de 8 km do local da queda. O vídeo já foi obtido pelos investigadores e está sendo analisado, além de algumas testemunhas oculares.
A segunda caixa preta (gravador de dados), também está com o módulo de memória danificado e foi enviado para o fabricante para reparos.
Complementando para evitar dúvidas: o módulo é enviado para o fabricante do chip ou da caixa preta, depende do estado.