B737 MAX 9 da Alaska Airlines perde porta de emergência em voo

B737 MAX 9 da Alaska Airlines perde porta de emergência em voo

Um avião Boeing 737 MAX 9 da Alaska Airlines efetuou uma aterragem de emergência na cidade de Portland, Estado do Oregon, nos Estados Unidos da América, nesta sexta-feira, dia 5 de janeiro, após um painel da fuselagem, composto por porta de emergência com janela, se soltar em pleno voo pouco depois da descolagem.

Os passageiros a bordo do voo 1282 da companhia norte-americana, com destino à cidade de Ontario, no Estado da Califórnia, viveram momentos de pânico quando uma fracção da fuselagem foi sugada para o exterior, resultado de uma violenta descompressão, conforme se pode analisar pela uma foto enviada para a KATU-TV, e pela altitude em que o avião já se encontrava. A companhia confirmou o incidente e reportou que não houve qualquer ferido ou passageiro a precisar de atenção especial, após uma aterragem de emergência bem sucedida no aeroporto de origem.

A Alaska Airlines confirmou que o avião aterrou em segurança com 171 passageiros e seis membros da tripulação. “O voo 1282 da Alaska Airlines Flight de Portland, no Oregon, para Ontario, na Califórnia, vivenciou um incidente esta noite pouco após a partida”, afirmou a empresa em comunicado enviado por email aos media norte-americanos.

A aeronave, um Boeing 737-9 MAX, matrícula N704AL, que saiu da linha de montagem em novembro passado e que foi entregue à companhia com certificação de acordo com os registos da FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) , foi desviado da sua rota inicial após alcançar 16.000 pés (4.876 metros) de altitude cerca de seis minutos após a descolagem às 17h07 locais, segundo dados de rastreamento de voo do site ‘FlightAware’. Aterrou novamente às 17h26.
(…)

NewsAvia

Importante mencionar que os B737-9 MAX saem originalmente de fábrica com aquela porta de emergencia, mas a ALASKA optou por não ter essa porta, tendo a Boeing colocado uns painéis como “tampa”, tendo essa tampa uma janela normal. Para o passageiro comum, seria apenas uma janela

Foi essa tampa que se soltou, ficando um buraco do tamanho normal de uma porta.

Pode-se ver nesta fotografia (4 janelas à direita da matricula) que se vê a posição original da porta:

1 Curtiu

United Airlines encontra parafusos soltos nas tampas da porta de emergência dos Boeing 737 Max 9

United Airlines disse que durante inspeções a Boeing 737 Max 9, iguais ao que aterrou de emergência na sexta-feira, foram encontrados parafusos que requeriam “aperto adicional”.


A United Airlines afirmou esta segunda-feira que, durante as inspeções feitas a Boeing 737 Max 9, idênticos ao da Alaska Airlines que aterrou de emergência na sexta-feira, encontrou parafusos que necessitavam de um “aperto adicional”.

(…)

observador

Continua a saga do B737 Max. Felizmente desta vez não custou a vida a ninguem.