A333 da "World2Fly" aterra de emergência em Lisboa

Um A333 da companhia espanhola “World2Fly” aterrou de emergência em Lisboa hoje, 18/06. O CEO da companhia afirma que não houve emergência alguma!.. O que se passou ao certo???..

Saiu de Lisboa com destino a Cuba, mas acabou a sobrevoar Sintra durante várias horas. O que aconteceu com o avião que aterrou de emergência - CNN Portugal (iol.pt)

Tanto quanto foi possível perceber, havia um problema num sensor do trem de aterragem da frente.

Não terá sido nada muito complexo porque ele já vai a caminho de Varadero…

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Sem querer especular aparentemente foi o esquecimento do pin " bypass/steering pin " que é inserido no trem de nariz para o avião puder ser rebocado, algo que pode acontecer somos humanos podemos errar.

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…Pois… Mas, por hora melhor não especular, realmente!..

é info do CEO Pin de segurança deixado no trem de descolagem origina incidente com avião - Renascença

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Impressionante o alarmismo da nossa imprensa. Ou então foram certos interesses…

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Posso confirmar que foi esquecimento por parte da manutenção das cavilhas que ficam nos trens de aterragem quando o avião ficou parqueado uns dias.

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Ok. Isto não devia ter acontecido… Mas, errar é humano. Quanto ao alarmismo da comunicação social: Enfim… Foi “só” um aeroporto como o de Lisboa “fechado” umas quase 3 horas com um avião a gastar combustível às voltas sobre uma área metropolitana com a densidade populacional que a de Lisboa tem… Vulgar; certo?.. Esperemos que não volte a acontecer!

This was CNN…
É o normal

O seguimento dado ao caso pela CS foi algo patético. Pelo que me disseram foram 2h de directo nas várias TVs, em vários pontosde reportagem. O aeroporto de Lisboa não esteve fechado em nenhum momento. Quando vi a notícia “Avião tenta aterragem de emergência em Lisboa”, pensei em algo muito mais grave como um problema de estabilidade/controlo que impedia a própria aterragem de emergência. Quando acompanhei na TV o avião já tinha saído do circuito de espera e estava a iniciar a aproximação a LIS. Para interceptar o ILS da 02 e desviar-se do tráfego naturalmente o avião, estando em Sintra, tinha que rumar um pouco a Norte antes de iniciar a aproximação. E a partir daí foi uma série de disparates por parte da jornalista e convidados “especialistas”. A especular que o avião ia para o Porto, depois para Monte Real, depois para o interior do país. O Flightradar é uma ferramenta excepcional mas é um perigo quando fica à mercê de jornalismo especulativo. À 1 da manhã na CNN ainda voltaram a dar um directo do FR com o avião a meio do Atlântico em direcção a Cuba…

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Claramente uma noticia encomendada para prejudicar esta companhia aérea. Talvez pela concorrência …

Também não vamos por aí. É uma companhia pequena com um modelo de negócio muito específico… E complementar a muita outra coisa que as grandes, porque grandes, já não têm interesse em fazer. Eu iria mais para um misto de ignorância por parte da CS, e correlacionado a esta, com um certo medo genuíno de alguma coisa acontecer no entretanto. E ambos os sentimentos não são bons, diga-se…

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Este A333 ficou bastante tempo a gastar combustivel para poder aterrar. O A333 não tem sistema de despejamento de combustivel?

Aquele A333 não tem o sistema de dumping, teve que o gastar.

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Talvez não tenha nada a ver mas na semana passada, um 339 TAP que ia para Cancún regressou a LIS com apenas 50 min de voo (outro tanto a voltar para trás) e não andou “às voltas” como foi o caso deste…

Talvez esses 50 min de voo para lá e regresso tenha dado para gastar o combustível necessário… Não sei ao certo, mas talvez seja essa a questão…

O World2fly deve ter tido o incidente pouco tempo após a descolagem