Um A333 da companhia espanhola “World2Fly” aterrou de emergência em Lisboa hoje, 18/06. O CEO da companhia afirma que não houve emergência alguma!.. O que se passou ao certo???..
Tanto quanto foi possível perceber, havia um problema num sensor do trem de aterragem da frente.
Não terá sido nada muito complexo porque ele já vai a caminho de Varadero…
Sem querer especular aparentemente foi o esquecimento do pin " bypass/steering pin " que é inserido no trem de nariz para o avião puder ser rebocado, algo que pode acontecer somos humanos podemos errar.
…Pois… Mas, por hora melhor não especular, realmente!..
é info do CEO Pin de segurança deixado no trem de descolagem origina incidente com avião - Renascença
Impressionante o alarmismo da nossa imprensa. Ou então foram certos interesses…
Posso confirmar que foi esquecimento por parte da manutenção das cavilhas que ficam nos trens de aterragem quando o avião ficou parqueado uns dias.
Ok. Isto não devia ter acontecido… Mas, errar é humano. Quanto ao alarmismo da comunicação social: Enfim… Foi “só” um aeroporto como o de Lisboa “fechado” umas quase 3 horas com um avião a gastar combustível às voltas sobre uma área metropolitana com a densidade populacional que a de Lisboa tem… Vulgar; certo?.. Esperemos que não volte a acontecer!
This was CNN…
É o normal
O seguimento dado ao caso pela CS foi algo patético. Pelo que me disseram foram 2h de directo nas várias TVs, em vários pontosde reportagem. O aeroporto de Lisboa não esteve fechado em nenhum momento. Quando vi a notícia “Avião tenta aterragem de emergência em Lisboa”, pensei em algo muito mais grave como um problema de estabilidade/controlo que impedia a própria aterragem de emergência. Quando acompanhei na TV o avião já tinha saído do circuito de espera e estava a iniciar a aproximação a LIS. Para interceptar o ILS da 02 e desviar-se do tráfego naturalmente o avião, estando em Sintra, tinha que rumar um pouco a Norte antes de iniciar a aproximação. E a partir daí foi uma série de disparates por parte da jornalista e convidados “especialistas”. A especular que o avião ia para o Porto, depois para Monte Real, depois para o interior do país. O Flightradar é uma ferramenta excepcional mas é um perigo quando fica à mercê de jornalismo especulativo. À 1 da manhã na CNN ainda voltaram a dar um directo do FR com o avião a meio do Atlântico em direcção a Cuba…
Claramente uma noticia encomendada para prejudicar esta companhia aérea. Talvez pela concorrência …
Também não vamos por aí. É uma companhia pequena com um modelo de negócio muito específico… E complementar a muita outra coisa que as grandes, porque grandes, já não têm interesse em fazer. Eu iria mais para um misto de ignorância por parte da CS, e correlacionado a esta, com um certo medo genuíno de alguma coisa acontecer no entretanto. E ambos os sentimentos não são bons, diga-se…
Este A333 ficou bastante tempo a gastar combustivel para poder aterrar. O A333 não tem sistema de despejamento de combustivel?
Aquele A333 não tem o sistema de dumping, teve que o gastar.
Talvez não tenha nada a ver mas na semana passada, um 339 TAP que ia para Cancún regressou a LIS com apenas 50 min de voo (outro tanto a voltar para trás) e não andou “às voltas” como foi o caso deste…
Talvez esses 50 min de voo para lá e regresso tenha dado para gastar o combustível necessário… Não sei ao certo, mas talvez seja essa a questão…
O World2fly deve ter tido o incidente pouco tempo após a descolagem