A320 TAP faz go-around com reverse thrust acionado

Aeronave: CS-TNV
Incidente grave ocorreu em Abril 2022. As investigações descobriram uma falha de concepção no software que vai levar a modificações no projeto.

Lembro que foi por causa do reverse-thrust ligado na descolagem que um Fokker 100 da TAM caiu em São Paulo Congonhas e também fez cair um Boeing 767 da Lauda em voo cruzeiro.

Vídeo mostra avião da TAP que arremeteu mesmo estando com o reverso do motor aberto

Durante a aproximação em condições de vento com rajada em Copenhague em 8 de abril 2022, o comandante de um Airbus A320 da TAP Air Portugal se sentiu desconfortável com a atitude da aeronave e decidiu, após os reversores de empuxo terem sido selecionados, abortar o pouso.

Hoje foi revelado um vídeo do ocorrido junto do Relatório Final da Investigação deste caso que foi considerado um Incidente Grave pelas autoridades dinamarquesas.

O comandante moveu as alavancas de empuxo completamente para a frente (selecionou a potência máxima de Decolagem e Arremetida – TOGA), o que se desviou do procedimento no Manual de Operações da Tripulação de Voo (FCOM) que estipulava que uma vez selecionados os reversores, o pouso deveria ser concluído.

O reversor do motor 2 recolheu e ele acelerou. Mas o reverso do motor 1 não recolheu, e a Unidade de Controle do Motor (ECU) ordenou ao motor 1 que entrasse em marcha lenta automática. O comandante enfrentou dificuldades para controlar e alcançar as capacidades máximas da aeronave, mas conseguiu retomar o controle.

A aeronave continuou a subir e a tripulação de voo desligou o motor 1 para recuperar um melhor controle da aeronave. A aeronave pousou posteriormente sem mais ocorrências mas com o reversor do motor 1 ainda aberto.

A investigação de segurança do AIB (Comitê de Investigação da Dinamarca) identificou que o reversor de empuxo do motor 1 não recolheu porque a ECU não recebeu um sinal de que o avião estava em solo ao mesmo tempo que o piloto acionava a manete para potência à pleno.

Isto ocorreu porque o trem de pouso principal do lado esquerdo (onde fica o motor 1) estava fora do solo já que a aeronave fez um pouso torto devido aos fortes ventos cruzados, quicando com o avião na pista e encostando um dos trens de pouso principais antes do outro, resultando num balanço visível no vídeo abaixo:

https://youtu.be/5hUaemOJxs4?si=lwLXYhIqyTqDk3Ta&t=15

Logo após a arremetida com o reversor aberto, a tripulação seguiu o checklist de emergência apropriado e desligou o motor da aeronave, declarando “Mayday” e pousando com apenas o motor do lado direito em funcionamento.


AeroIN

Ui… isto podia ter sido uma tragédia enorme. É de louvar a reação rápida e eficiente destes pilotos, porque historicamente incidentes com o reverse thrust acaba em catástrofe.

Mas é normal fazer um go-around depois de se ter aberto os thrust reversers? Este é SOP da TAP?

Algo que se passou, há quase dois anos. Não passou nas “notícias”.
Foi o mais crítico que conheço da TAP, desde 77.

https://en.havarikommissionen.dk/…/L_2022_Alvorlig%20h…

https://mms-safetyfirst.s3.eu-west-3.amazonaws.com/…

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