A320 da VivaColombia aterra apenas com 200kg combustível

Piloto declara emergência e avião pousa quase sem combustível

A320 da companhia Viva Colombia buscou aeroportos alternativos por conta do mau tempo. Após várias tentativas, aeronave pousou com combustível suficiente para apenas 6 minutos de voo

Mau tempo, desvios, declaração de emergência e um pouso com baixa quantidade de combustível foram os ingredientes que chamaram atenção na aviação comercial nesta quarta-feira (19).

Um Airbus A320-200N da companhia VivaColombia, matrícula HK-5378, realizava o voo VH-8332 de Cali para Riohacha, na Colômbia.

A aeronave já estava em procedimento de descida para o Aeroporto de Riohacha quando o mau tempo fez a tripulação abortar a aproximação quando se encontrava no nível de voo FL180.

Como é comum nesses casos, o A320 ficou em espera por cerca de 30 minutos, dando voltas nas proximidades do aeroporto, o que na aviação é chamado de ‘orbitar’.

Sem previsão de melhora nas condições meteorológicas, a aeronave posteriormente subiu para o nível de voo FL370 e rumou na proa de Medellín, para uma nova tentativa de pouso.

No entanto, o mau tempo na região de Medellin fez com que a tripulação abortasse novamente a aproximação e o avião se estabilizou a cerca de 15.000 pés.

Sem melhora no tempo, a aeronave subiu de volta ao nível FL210 de altitude e a tripulação declarou emergência devido a pouca quantidade de combustível.

A decisão do Comandante foi por um desvio para a cidade de Monteira, também na Colômbia, onde o A320 finalmente pousou na pista 32 cerca de 2h15 após abortar a aproximação a Riohacha e cerca de 3h20 após a partida de Cali, como mostra a arte da plataforma de monitoramento AirNav RadarBox.

A aeronave tinha 100kg no tanque de combustível esquerdo e 110kg de combustível no tanque direito, o totalizador mostrou 210kg de combustível restante, como mostra a foto (acima) publicada pelo Aviation Herald.

Essa quantidade de combustível restante descrita no computador de bordo - o ECAM, sigla para Electronic Centralised Aircraft Monitor -explica a declaração de emergência, uma vez que a aeronave tinha, ao pousar, autonomia para cerca de apenas 6 minutos de voo. Em caso de uma arremetida, por exemplo, a situação poderia ficar mais delicada.

Na legislação brasileira para a aviação comercial - Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, RBAC 121 - a contingência é de 3 a 5% do tempo de voo.

“Se você está voando e seu combustível chega a trinta minutos [de autonomia], aí já é [para declarar] mayday”, explica ao blog um experiente Comandante da aviação comercial.

Se o voo é entre Porto Alegre e São Paulo, por exemplo, a aeronave precisa ter de 3 a 5% extra de combustível para sobrevoar São Paulo para uma eventual situação de espera. Caso São Paulo continue impossibilitado, além de combustível para chegar a outro aeroporto mais próximo como alternativa - na aviação chamado de ‘alternado’ - a aeronave precisa ter mais 30 minutos de combustível suficiente para realizar uma espera a 1.500 pés de altitude sobre o aeroporto alternado.

“É preciso ressaltar que este caso na Colômbia foi exceção da exceção, e ainda assim nada de ruim aconteceu, graças aos processos e regulamentos”, destaca um outro experiente Comandante ouvido pelo blog.

A companhia aérea Viva Colombia se pronunciou:

Informou que a aeronave precisou abortar a aproximação de Riohacha devido ao mau tempo e desviou para Medellín (Rio Negro). Enquanto a aeronave se aproximava de Medellín, o clima também impactou a aeronave e impossibilitou o pouso. A tripulação desviou assim para Monteira onde a aeronave pousou em segurança. A aeronave tinha mais de 180 minutos de combustível disponível para o voo de 80 minutos.

A companhia não se referiu à quantidade de combustível mostrada no computador do avião. E não comentou sobre a autenticidade da foto.

Várias denúncias circularam nas redes sociais sobre as complicações do voo 8332 da companhia aérea Viva. Os denunciantes disseram que uma tragédia quase foi registrada devido aos baixos níveis de combustível.

“O voo teve que ser alternado devido ao mau tempo em seu destino e aeroportos vizinhos na costa caribenha ao Aeroporto Internacional José María Córdova em Rionegro, que, momentos antes de realizar a aproximação, foi afetado pelo clima. Assim, seguindo os protocolos estabelecidos para este tipo de situação, o Comadante declarou emergência para realizar o pouso no aeroporto Los Garzones de Montería às 14h09, hora local”, diz o comunicado.

No documento, ele também explicou que as operações atendem a todos os requisitos estabelecidos pelo Regulamento Aeronáutico Colombiano em questões como a quantidade de combustível necessária para seu planejamento.

“Nesse sentido, cada voo tem uma preparação especial e traz sempre combustível para ir ao aeroporto de destino, combustível adicional para seguir para um aeroporto alternativo caso o aeroporto de destino esteja fechado e suporte dependendo das condições climáticas disponíveis para o voo”, explica o texto.

Diante de versões que afirmam que os motores da aeronave foram desligados durante o voo para economizar combustível, a alegação diz se tratar de uma informação falsa, e ressalta que tal procedimento nunca foi realizado.

Por fim, diante do ocorrido, a Viva afirmou que, para realizar o translado dos passageiros ao seu destino original, Riohacha, foi programado um voo posterior que os levou ao destino sem incidentes.

LINK: R7

Deixo aqui a explicação do Canal Aviões e Músicas: